Integrantes
Adriane Geralda Alves do Nascimento Cézar
(FIC) Relações Públicas
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, linha de pesquisa Trabalho, Emprego e Sindicatos, Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Especialista em Recursos Humanos pela Uni-Anhanguera e graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas pela UFG. Atualmente é professora associada da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG e coordenadora de Comunicação da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFG. Tem experiência prática na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Publicidade / Propaganda e Marketing e na área de Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação e Sociologia, com temática voltada para o trabalho, envelhecimento e proteção social, campo de estudo de seu doutorado.
Bruna de Sousa Santos
(SIASS) Fonoaudiologia
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Brasília (UnB) (2019); Especialização em Saúde da Família e Comunidade através do Programa de Residência Multiprofissional da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) (2022); Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (2022); Especialização em Gerontologia pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) (2023); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de Brasília (PPGCR-UnB) (2024). Atualmente é servidora da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DASS).
Carolina de Campos Borges
(FE) Psicologia
PPossui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás; Especialização em Terapia Familiar pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ); Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS/IP/UFRJ); Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com período de estágio de doutorado no exterior, realizado na Université Paris Descartes - Paris 5 - CERLIS; Pós-doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3; Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com intercâmbio de pesquisa no Institut de Psicología de la Salud de la Salud de la Universidad de la República (UDELAR/Uruguay). Atualmente é professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas sobre as relações familiares contemporâneas - parentalidades, guarda compartilhada, relações intergeracionais, famílias em contexto migratório. É membro do grupo de trabalho "Casal e Família: estudos Psicossociais e Psicoterapia" da ANPEPP desde 2016.
Galba Cristina Bezerra França Scartezini
(DASS) Economia
Mestra em Antropologia Social pelo PPGAS - UFG. Graduada em Ciências Econômicas pela UEG. Pós-graduação Latu Sensu - MBA em Gestão Pública pela UNOPAR. Servidora TAE - Técnico Administrativo em Educação na Universidade Federal de Goiás - UFG desde 2016. Atualmente Diretora de Atenção à Saúde do Servidor DASS/UFG. Membro do grupo de pesquisa LEX - Laboratório de Experimentações Etnográficas e Marcadores Sociais das Diferenças, da UFG e Membro Suplente da Comissão de Ética da UFG.
Hugo Serrano de Souza
(SIASS) Fisioterapia
Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva, e em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva. Possui formação em Pilates, aprimoramento em Fisioterapia Respiratória e certificação como Atendente Especializado em Queimados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. Tem experiência profissional em fisioterapia preventiva, ortopédica, hospitalar, pilates e atendimento a pacientes com queimaduras. Atualmente, é servidor UFG e integra a equipe de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).
Maraiza Oliveira Costa
(FE) Psicologia
É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp), tendo realizado estágio sênior em Portugal (Financiado pela Capes) onde ministrou aulas de Psicologia no Instituto Politécnico de Santarém e no Instituto Politécnico de Bragança. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Pedagogia pela UFG, em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-Goiás) e Psicogerontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2006 foi vencedora do IV Prêmio UFG de Iniciação Científica na área de Ciências Humanas. Atuou como professora efetiva nas Redes Estadual e Municipal de Educação. Na Rede Estadual, trabalhou também como professora em cursos de Formação da Equipe Multiprofissional de Apoio à Inclusão. Foi professora substituta no Instituto Federal de Goiás, ministrando a disciplina de Psicologia da Educação em cursos de licenciatura. Desde 2012 atua como supervisora de campo em estágio curricular obrigatório de estudantes de psicologia vinculados à UFG, Universo e Puc-Goiás. Foi Professora Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, financiada pela Capes (Subprojeto de Psicologia da UFG). Atuou como psicóloga escolar no Instituto Federal de Goiás desde 2010, foi membro do Observatório da Juventude na Contemporaneidade, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação do IFG e é membro do Lab-Educare na Usp. Atuou como pesquisadora no Programa Erasmus+ contribuindo com o Projeto Cedac - Creative Educators of Digital Arts & Culture e foi educadora voluntária na Universidade Sénior Virtual e no Safer 55+ em dois Projetos de Mobilidade de Idosos em Nazaré (Portugal) e em Zvolen (Eslováquia). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás. Áreas de interesse: Juventudes; Processos de envelhecimento e educação, Interface Psicologia e Educação.
Paulo Henrique Cirino Araújo
(SECPLAN) Economia
Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2017, atua como Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e, atualmente, é Diretor de Estudos Estratégicos da Secretaria de Avaliação, Planejamento e Informações Institucionais. Desde 2017, atua como membro da Comissão Própria de Avaliação da UFG e, nesta gestão, exerce a sua presidência. Em termos de pesquisa, desde 2017, atuou como pesquisador do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, atualmente, desempenha pesquisas junto ao Projeto Simapes do Ministério da Saúde. Apresenta experiência na área de Econometria, Estatística e demais Métodos Quantitativos, com trabalhos e consultorias nas áreas de Economia da Educação e Economia do Trabalho. Desde 2022, orienta e investiga temáticas relacionadas a longevidade e seus aspectos econômicos. Apresenta interesse em estudos sobre impactos econômicos do envelhecimento da população e o desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades da população idosa.
Pedro Henrique Gonçalves
(FAV) Arquitetura – Desing de Produtos
Professor Adjunto do curso de Design de Produtos da Universidade Federal de Goiás. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC - UNB) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (GECON - UFG). Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (LabEITA), na Universidade Federal de Goiás, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de: tecnologia e inovação em tecnologias assistivas. robótica assistiva, desempenho das TAs. Coordenador geral da Rede de Laboratórios de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo - IPElab UFG. Vice coordenador do programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade.
Ruth Losada de Menezes
(IPTSP) Fisioterapia
Professora Associada (Classe D, Nível 3) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Integra a diretoria executiva da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) nas gestões 2017-2018, 2019-2020 e 2021-2023. Doutora em Ciências da Saúde pela UFG (2009), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB, 2005), com especializações em Fisioterapia em Gerontologia pela ABRAFIGE (2020) e em Fisioterapia Neurológica pela UnB (2001). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG e como pesquisadora colaboradora sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB.Lidera o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento (GEPESFE) e coordena o Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento (NIPEE - UFG60+). Representa a UFG como conselheira titular no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Goiás. Possui ampla experiência em ensino superior, pesquisa e extensão, com atuação nos temas: fisioterapia, saúde da pessoa idosa, envelhecimento, funcionalidade humana, saúde funcional e tecnologias em saúde.Orienta alunos em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado. Atua como consultora ad hoc em revistas científicas da área da saúde.
Simone Gonçalves Sales Assunção
(EA) Agronomia
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UCG, 1986), Especialista em Docência Universitária (UCG, 1997), mestre em Planejamento e Gestão Ambiental (UCB, 2002), doutora em Ciências Ambientais (UFG, 2012). Pós-Doutora em Agronomia, Área de Concentração: Manejo e Reaproveitamento de Resíduos. Docente efetiva da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Escola de Engenharia de 2000 a 2017. Professora efetiva Dedicação Exclusiva na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Linha de pesquisa: gestão e planejamento territorial, urbano e ambiental sustentável. Trabalha com pesquisa em Planejamento Regional Ambiental e Extensão em Educação Ambiental.
Túlio Eduardo Nogueira
(FO) Odontologia
Professor nas disciplinas de Saúde Bucal Coletiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFG. Vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2019 área Odontologia. Mestre e Doutor em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (bolsista de doutorado FAPEG; Doutorado Sanduíche pelo programa PDSE-CAPES na McGill University, Montreal, Canadá; Mestrado com período sanduíche na Malmö University, Suécia). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG (bolsista PNPD-CAPES). Professor visitante no PPGO/UFG (2022-2023). Especialista em Implantodontia (UNIP-GO) e em Economia e Gestão em Saúde: Ênfase em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) (UNICAMP). Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) e do Colégio Europeu de Odontogeriatria (ECG). Atua em linhas de pesquisa relacionadas à Saúde Bucal Coletiva, Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Odontogeriatria.
Valéria Pagotto
(FEN) Enfermagem
Graduada em Enfermagem (2005), Mestre em Enfermagem (2009), Doutora em Ciências da Saúde (2013) e Especialista em Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde (2011), todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professora Associada nível II da Faculdade de Enfermagem da UFG na área de Saúde Coletiva. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Faculdade de Enfermagem da UFG (PPGENFS/FEN/UFG) (2024-2026). Editora executiva da Revista Eletrônica de Enfermagem. Orienta alunos de mestrado e doutorado no PPGENFS/FEN/UFG. Vice coordenação do Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento (NIPEE) da UFG. Já atuou na Área Técnica de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) (2009-2015) e na assistência a pessoas diabéticas no ambulatório de endocrinologia do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da SMS (2015-2017). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Funcional e Envelhecimento da UFG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em de Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde do Idoso, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e Atenção Primária à saúde. Coordenou o Núcleo da Saúde dentro do Projeto Sanrural com comunidades rurais tradicionais financiado pela Fundação Nacional de Saúde (TED n.05/2017, 2018-2022). Coordena o Projeto QualiDCNT no Estado de Goiás e o Projeto Cuidar90+, ambos financiados pelo CNPq.